A paixão pela música e pelas tradições do nosso país levaram João Pereira de Lima a fundar o Grupo Zés P’reiras e Musical “Os Divertidos”. No Lugar da Cerqueda, freguesia de Delães, concelho de Vila Nova de Famalicão nasceu a primeira sede do grupo.
Foi numa conversa de café entre amigos que a vontade de tornar o que parecia ser uma brincadeira em algo sério, veio ao de cima. Era de arraial em arraial que estes amigos se divertiam a levar a música portuguesa pelo nosso país fora.
No início o grupo era constituído apenas por 5 elementos, cada um com o seu respetivo instrumento sendo eles, em linguagem dos “ Zés P’reiras “, 2 bombos, 2 caixas e uma gaita-de-foles. Com o passar dos anos João Pereira de Lima foi selecionando um grande grupo, cheio de vida e alegria, sendo este grupo constituído pelos filhos, filhas, amigos e mais tarde pelos netos.
Com este último fato João Pereira de Lima oficializou o seu Grupo Zés P’reiras com o nome de «Os Divertidos», a partir de então onde houvessem festas, alegria e muita vida iriam encontrar «Os Divertidos».
Em 25-01-1987 o fundador, Sr. João Pereira de Lima, falece, mas a sua arte sobrevive cada vez com mais vida e alegria. Agora o espírito do grupo recai em Manuel Carvalho Lima, seu filho mais novo que após o falecimento de seu pai deu seguimento à vida d’ «Os Divertidos». Manuel Carvalho Lima, Presidente desta associação oficializada no dia 28 de Fevereiro de 2007, não só tem vindo a fortalecer a qualidade do grupo a nível Nacional como o já elevou a nível Internacional.
Atualmente, o Grupo continua a levar esta arte cheia de tradições e costumes, alegrando as festas e romarias de Norte a Sul do País.